No dia 12 de Setembro, às 10h00, Cláudia Ortet prestou as Provas de Mestrado em Comunicação Multimédia com o tema “Gamificação e Cicloturismo Sénior: Design de uma app para a comunidade miOne.” Na sala 21.2.20, foram conhecidas as técnicas e elementos da gamificação que podem desencadear as motivações dos cidadãos seniores para o cicloturismo.
Cláudia Ortet prestou as suas provas de Mestrado em Comunicação Multimédia, no dia 12 de Setembro de 2019, às 10h00, na sala 21.2.20 do Departamento de Comunicação Multimédia, Universidade de Aveiro. Cláudia fala sobre as técnicas e elementos da gamificação que podem desencadear as motivações dos cidadãos seniores para o cicloturismo.
O objetivo desta investigação é compreender como as intervenções da gamificação podem motivar os cidadãos seniores a aderirem ao cicloturismo, pelo que a dissertação reporta os resultados obtidos na revisão da literatura e trabalhos relacionados e envolvimento de três diferentes grupos de cidadãos seniores (7 participantes de focus group e 8 participantes de eye-tracking de duas Universidades Sénior, e 31 entrevistados ciclistas). Após os insights da literatura, ciclistas e cidadãos seniores, o investigador e os participantes do focus group procederam ao co-design de uma app de cicloturismo designada Jizo..
Os resultados indicam que certas técnicas e elementos da gamificação podem desencadear as motivações dos cidadãos seniores para o cicloturismo, além de serem partes essenciais e integrantes de um aplicativo deste contexto. Os elementos destacados foram as relações sociais, progressão, desafios, competição, feedback e recompensas, na medida em que eles têm um papel importante na pré, in loco e na pós-experiência. Estes dados suportam a ideia da capacidade da gamificação para motivar o cicloturismo sénior.