Projetos enquadrados em SEDUCE 2.0 – jogos, gamificação, cicloturismo, e muito mais…

O projeto SEDUCE 2.0, cujos objetivos se centram em (a) avaliar o impacto das variáveis psicossociais e da Sociabilidade Online dos cidadãos seniores mediante o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação; e (b) contribuir para o crescente desenvolvimento da comunidade miOne com a participação do cidadão sénior, teve, ao longo da sua implementação, contributos de múltiplos projetos dos vários ciclos de estudos universitários. A seguir, são apresentados os projetos mencionados, acompanhados de um vídeo explicativo e/ou demonstrativo. 

Jizo

Fruto da dissertação de Mestrado da Investigadora Cláudia Ortet, foi desenhada uma aplicação móvel gamificada para o cicloturismo sénior com o objetivo de fomentar o envelhecimento ativo e saudável, bem como o bem estar sénior. 

Footour

Os alunos Diogo Carvalho, Sofia Ribeiro e João Sampaio, da licenciatura em Novas Tecnologias de Comunicação, apresentam um jogo com base na geolocalização, que permite a descoberta de novas rotas na região de Aveiro.

VIVAZ

VIVAZ, desenvolvido por Afonso Lopes, Carlos Correia, Miguel Coutinho e Sara Ferreira, alunos da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, emerge como uma aplicação gamificada de cicloturismo que promove o envelhecimento ativo e inclui rotas que favorecem o património natural do distrito de Aveiro, Portugal. A aplicação, desenvolvida em react native e com armazenamento de dados em firebase, tem como objectivo estabelecer uma relação entre a prática do exercício físico e pretende promover a socialização – uma forma de ligar um público sénior, socializando, e a actividade física.

miPlay

Desenvolvido por António Charneco, Francisca Guardado, Gonçalo Santos, e Henrique Moreira, da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, este projeto consiste num jogo desenvolvido à volta da temática do filme “A Canção de Lisboa”. Assim, através de jogos de memória, puzzles, ou sopas de palavras, pretende-se estimular cognitivamente o cidadão sénior, e promover um envelhecimento ativo e saudável.