“Co-designing a UX Toolkit for Senior Online Communities” é o tema da dissertação apresentada por Sónia Machado

No passado dia 9 de Fevereiro, pelas 17:00 horas, Sónia Machado prestou as provas de Mestrado em Comunicação Multimédia da sua dissertação “Co-designing a UX Toolkit for Senior Online Communities: A Proposal for the miOne Online Community”. Na defesa, que decorreu na platafroma Zoom, foi possivel perceber de que forma o co-design influencia a experiência de uso com comunidades online, analisando o caso da comunidade online miOne.

Sónia Machado, no dia 9 de Fevereiro, pelas 17:00 horas, prestou as suas provas de Mestrado em Comunicação Multimédia na plataforma Zoom.

O principal objetivo da sua dissertação é perceber de que forma o co-design pode influenciar a experiência do utilizador sénior com comunidades online e propor um conjunto de boas práticas ou guidelines para o desenvolvimento de comunidades online senior. Para o efeito uma revisão da literatura e uma revisão sistemática da literatura sobre as técnicas de co-design aplicadas com o público sénior, nos últimos seis anos, foi conduzida. Posteriormente um toolkit de atividades de co-design para interação com a comunidade online miOne e avaliação da experiência do utilizador, foi desenvolvido e aplicado com alunos de Universidades Seniores. Para além disso, foi realizada uma sessão de eye-tracking com cinco participantes, de modo a testar a navegação da comunidade miOne, um focus group com quatro participantes e a aplicação de um questionário, que contou com 21 respostas.

Os resultados à sua pergunta de investigação “In what way can co-design influence the senior citizens’ experience with an online community?”, entre outros, indicam que este possuí uma influência positiva, tendo contribuido para o atenuamento do isolamento social, permitindo manter contacto e conhecer novas pessoas, continuar a aprender mais sobre TIC e criado momentos únicos com contactos intergeracionais. Para além disso, em tempos de COVID-19, mais de 50% dos utilizadores continuaram a utilizar a plataforma miOne.