Investigação ‘Gamificação e Cicloturismo Sénior’ vence ‘Best Paper Award’ na Conferência Europeia GAMEON2020

O artigo “A Gamified App to promote Senior Cyclo-Tourism: A Pilot Study”, da autoria da aluna do Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, CláudiaOrtet, e sua equipa de orientação Ana Isabel Veloso e Liliana Vale Costa, foi premiado com o ‘Best Paper Award’, na Conferência Internacional de Simulação e Inteligência Artificial em Jogos “GAME ON’2020”, que decorreu no início de setembro, na Universidade de Aveiro.

De 24 a 25 de setembro de 2020, um grupo de académicos e profissionais da indústria dos jogos reuniu-se mais um ano para discutir temas como Design de Jogos, Inteligência Artificial e Design de Jogos, Mecânica de jogos, Interação dos jogadores e gamificação.

O artigo premiado, apresentado por Cláudia Ortet, cuja dissertação foi desenvolvida no âmbito do projeto SEDUCE 2.0, propõe identificar um conjunto de estratégias de gamificação para motivar os cidadãos seniores a aderirem ao cicloturismo.

O método utilizado nesta dissertação é Investigação de Desenvolvimento, envolvendo um total de 46 participantes (7 participantes de grupos de discussão, 8 participantes de eye-tracking e 31 ciclistas entrevistados).

Os resultados indicam que certas técnicas e elementos da gamificação podem desencadear as motivações dos cidadãos seniores para o cicloturismo, além de serem partes essenciais e integrantes de um aplicativo deste contexto. Os elementos destacados foram as relações sociais, progressão, desafios, competição, feedback e recompensas, na medida em que eles têm um papel importante na pré, in loco e na pós-experiência. Estes dados suportam a ideia da capacidade da gamificação para motivar o cicloturismo sénior.