Michel Poulain fala de longevidade e Blue Zones na Universidade de Aveiro

No dia 4 de Outubro, decorreu no Departamento de Educação e Psicologia, uma palestra subordinada ao tema da longevidade e Blue Zones apresentada pelo Dr. Michel Poulain, Professor Emérito da Universidade Católica de Louvain. Investigadores do projeto SEDUCE 2.0 estiveram presentes neste evento que contou com a moderação do Prof. Óscar Ribeiro, tendo sido organizado no âmbito da Unidade Curricular “Tópicos Avançados de Gerontologia e Geriatria” do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (UA/UP).

No dia 4 de Outubro, o Dr. Michel Poulain, Professor Emérito da Universidade Católica de Louvain esteve no Departamento de Educação e Psicologia para falar sobre longevidade e Blue Zones, ou seja, o mapeamento de países e regiões com maior incidência de centenários e cuja esperança média de vida é mais elevada.

A palestra teve a duração aproximada de duas horas e contou com a moderação do Prof. Óscar Ribeiro, tendo sida organizada no âmbito da Unidade Curricular “Tópicos Avançados de Gerontologia e Geriatria” do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (UA/UP).

Depois de apresentar alguns projetos em cidades que constituem Blue Zones, Michael Poulain prosseguiu com a explicação dos 7 pilares de Blue Zones –“ 1. Mover naturalmente [Move naturally)”, “2. Comer com inteligência (Eat wisely)”, “3. Relaxar, evitar stress e assegurar boa note de sono (Relax, avoid stress and ensure enough sleep)”, “4. Família e relações sociais são essenciais (Family and close relationships are essential)”, “5. Suporte social baseado no convívio e respeito mútuo (Strong community support based on conviviality and mutual respect); “6. Respeito pelo planeta (The respect of the planet)”; “7. Proppósito na vida e religiosidade (Purpose in life and religiosity).

Estes pilares foram ainda apresentados como a chave para atingir a gerotranscendência, ou seja, a capacidade de ultrapassar as barreiras ou dificuldades inerentes ao processo de envelhecimento e alterar a sua perceção sobre o mesmo.

No final da palestra, Poulain esclareceu algumas dúvidas sobre o efeito dos fatores socioeconómicos e índices de desenvolvimento na constituição dessas bluezones.