Projeto SEDUCE 2.0 marca presença no evento XPERIMENTA

Nos dias 29 e 30 de Abril de 2019, o projeto SEDUCE 2.0 esteve representado no evento XPERIMENTA organizado pela Universidade de Aveiro, através da apresentação de jogos digitais no apoio à recuperação de acidentes vasculares cerebrais por José Dias.

De 29 a 30 de Abril, decorreu a primeira edição do evento XPERIMENTA que visa demonstrar as competências, a oferta formativa e projetos de investigação em destaque de cada departamento da Universidade de Aveiro.

Fig.1 – Visita do Reitor

Entre as 10h e 16h, o Pavilhão Prof. Doutor Aristides Hall encheu de estudantes desde o primeiro ciclo do ensino básico e ensino secundário bem como a comunidade em geral que durante dois consecutivos tiveram a oportunidade de vestir a camisola de investigadores e pequenos cientistas e experimentar alguns dos projetos da Universidade de Aveiro.

Fig.2 – Alunos jogam ‘Um Padre pelos Ares’

A unidade de investigação DigiMedia esteve representada e José Dias, bolseiro de investigação do projeto SEDUCE 2.0 que apresentou o jogo ‘Um Padre pelos Ares’ que visa promover o exercício físico na população sénior que sofreu um acidente vascular cerebral. Os visitantes experimentaram o jogo, interagindo através da interface natural e dispositivo Leap Motion, podendo constatar como é que o jogo complementa os exercícios terapêuticos realizados nos centros de fisioterapia. Outros projetos da mesma unidade de investigação incluíram o projeto PAprICa que visa compreender a contribuição da Internet das Coisas para agregar recursos educacionais, apresentado por Filipe Moreira e ‘Realidades Mistas e Comunicação de Ciência’ com a colaboração entre DigiMedia e Fábrica de Ciência.

O evento XPERIMENTA teve cerca de 10 mil visitantes e mais informações podem ser consultadas em http://xperimenta.web.ua.pt.