SEDUCE representado na GAMEON 2018

De 18 a 20 de Setembro, decorreu a GAMEON 2018 – European Conference on Simulation and AI in Computer Games na Universidade de Abertay. Nesta conferência, estiveram em destaque tópicos como inteligência artificial, jogos online e a sua aplicação em diversos contextos como saúde e educação.

A GAMEON reúne anualmente investigadores, especialistas e interessados em videojogos de diferentes países como Rússia, Espanha, Holanda, Itália, Estados Unidos, República Checa, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Finlândia, Japão e Austrália. O seu objetivo é aproximar a indústria e a academia bem como atrair jovens para esta indústria através de tutoriais e oportunidade de exibir as demos de jogos.

Liliana Costa do projeto SEDUCE 2.0 esteve presente e apresentou o artigo científico ‘Citizen’s interactions in “Smart game-playing environments”‘ que teve como co-autores a professora Ana Isabel Veloso (IR do projeto) e Óscar Mealha (co-IR). Este aborda o design de interação entre o cidadão – jogador e um ecossistema SMART, onde se discutiram os contributos da Kinésia, universo semiótico e respetivas affordances (ver artigo).

A conferência contou ainda com a presença dos convidados Mike Cook que reportou a sua experiência no desenvolvimento de jogos Angelina; Alan Hinchcliffe que partilhou a sua visão sobre a inteligência artificial e o desenvolvimento de personagens de jogo e Joseph DeLappe que mostrou o papel dos jogos e simulações para o ativismo social.