Projeto SEDUCE dá-se a conhecer no programa Nativos digitais transmitido pela RTP2
Data de publicação: 7 de Março de 2012Na passada terça-feira, dia 31 de Janeiro de 2012, foi transmitido no programa Nativos digitais da RTP2, uma reportagem sobre a utilização e desenvolvimento de aplicações multimédia direccionadas ao público sénior. A investigadora da Universidade de Aveiro, Ana Veloso, alerta para a necessidade de adaptar os novos paradigmas de interação às dificuldades sentidas pelo público-alvo.
Com a proliferação das novas tecnologias da informação e comunicação, surge uma nova geração de entusiastas de aplicações multimédia. Recentemente, tem incrementado o número de seniores que utiliza os dispositivos tecnológicos e acede à Internet.
Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, em 2011, 12.5% dos seniores portugueses acedia à Internet regularmente e 13.9% usava o computador. Apesar de este público-alvo ser ainda minoritário no acesso às TIC, é o grupo etário que mais tem crescido na utilização de dispositivos tecnológicos. Enviar emails, ver o tempo e notícias tem-se tornado num hábito que também tem acrescido com a aprendizagem de multimédia nas Universidades Seniores.
O projeto SEDUCE – utilização da comunicação e da informação mediada tecnologicamente em ecologias Web pelo cidadão sénior deu-se a conhecer no programa Nativos digitais, transmitido pela RTP2. A investigadora e docente do departamento de comunicação e arte da Universidade de Aveiro, Ana Veloso, alerta para a necessidade de adaptar os novos paradigmas de interação às dificuldades sentidas pelo público-alvo bem como as questões inerentes ao envelhecimento, as dificuldades em termos de memória, percepção e atenção, a baixa literacia e escolaridade. É apresentado também o novo interface de email construído no âmbito do projeto, com a participação dos seniores.
O programa “Nativos Digitais” é um magazine semanal de educação para os media. Na passada terça-feira, dia 31 de Janeiro, o tema central dizia respeito à utilização das tecnologias da informação e comunicação pelo cidadão sénior. O programa pode ser visualizado aqui.
< Voltar