Equipa de investigadores

Coordenação

Ana Veloso
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Investigadores

 

Ana Pires
UA
Fernanda Ribeiro
FLUP/CETAC.MEDIA
Célia Soares
FLUP/CETAC.MEDIA
Ivo Fonseca
DeCA-UA/CETAC.MEDIA
Jorge Abreu
DeCA-UA/CETAC.MEDIA
Lídia Silva
DeCA-UA/CETAC.MEDIA
Liliana Sousa
UA
Fernanda Martins
FLUP/CETAC.MEDIA
Maria Antunes
DeCA-UA/CETAC.MEDIA
Óscar Mealha
DeCA-UA/CETAC.MEDIA
Pedro Amado
DeCA-UA/CETAC.MEDIA
Sónia Ferreira DeCA-UA/CETAC.MEDIA

 

Bolseiros

 

Miguel Marques
DeCA-UA/CETAC.MEDIA
Liliana Costa
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Notas Biográficas

 

Ana Veloso
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Ana Veloso é professora auxiliar e membro do comité científico CETAC.MEDIA – departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro. Atualmente, é vice-presidente da Sociedade Portuguesa dos Videojogos (SPCV).

Orienta, todos os anos, vários alunos de mestrado e doutoramento e tem sido coordenadora de vários projetos como SEDUCE, EYES ON GAMES, Interactive Magic Places e People and Practices, publica em várias revistas e participa em várias conferências nacionais e internacionais. Em 2006, doutorou-se em Informação e Ciências da Comunicação, tendo mestrado em Engenharia Biomédia e licenciatura em Informática pela Universidade de Coimbra.

Os seus interesses de investigação incluem design social e inclusivo, comunicação em contextos de mediação tecnológica, videojogos, usabilidade, interação homem-computador para públicos específicos (crianças e seniores). E-mail: aiv@ua.pt

Ana Pires
UA

Ana Torres é doutoranda em Psicologia na Universidade de Aveiro (UA), mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Tem experiência de investigação desde 2005 e pertence ao Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da UA.

Fez parte do projeto de investigação europeu INSCAPE e faz atualmente parte do projeto “SEDUCE”, ambos na área da aplicação da Psicologia às Novas Tecnologias da Comunicação.

A sua maior área de interesse de investigação atual consiste na psico-oncologia, na qual está a realizar o doutoramento. Colabora com a LUA (Linha da Universidade de Aveiro), com a Consulta de Stress e outras atividades e projetos ligados ao StressLab.

Colabora também na docência da Unidade Curricular de Neuropsicopatologia do Mestrado de Psicologia. Tem diversas publicações nacionais e internacionais. Recebeu vários prémios de trabalhos apresentados em conferências nacionais e internacionais.
E-mail: anatorres@ua.pt

Fernanda Ribeiro
FLUP/CETAC.MEDIA

Fernanda Ribeiro licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1980) e obteve o diploma do curso de bibliotecário- arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1982). Doutorou-se em 1999, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma tese intitulada O Acesso à Informação nos Arquivos e fez Provas de Agregação, na mesma Faculdade, em 2006.

Atualmente, é professora associada e presidente do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Diretora do curso de licenciatura em Ciência de Informação e coordenadora do centro de investigação CETAC.MEDIA.

Tem trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro, na área da Ciência da Informação. O seu livro Para o estudo do paradigma patrimonialista e custodial: a Inspecção das Bibliotecas e Arquivos e o contributo de António Ferrão (1887-1965) foi galardoado com o “Prémio Raul Proença – 2006” da Associação Portuguesa dos Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.
E-mail: fribeiro.hierro@netcabo.pt

Célia Soares
FLUP/CETAC.MEDIA

Célia Soares é estudante de doutoramento de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Universidade de Aveiro e Universidade do Porto). Licenciou-se em Informática de Gestão pela Universidade Portucalense em 1996. Desde 2000 é empresária e responsável pela área de desenvolvimento e sistemas de informação na empresa DestaForma, Lda que conjuga com a docência no ISMAI desde 2006.

Os seus interesses de investigação são: interação homem - computador, inclusão digital e gestão e organização da informação. E-mail: csoares@ua.pt

Ivo Fonseca
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Ivo Fonseca é licenciado em Design de Comunicação, mestre em Comunicação Multimédia e trabalhou em vários gabinetes, em Aveiro, no desenvolvimento de projetos de design ligados à áreas da identidade, impressão e multimédia.

Atualmente, conjuga a atividade de freelancer com a docência nos cursos de Design e Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro, bem como a investigação na área do design da experiência. E-mail: ivodaniel@ua.pt

Jorge Abreu
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Jorge Ferraz doutorou-se em Ciências e Tecnologias da Comunicação, depois de um périplo por uma Licenciatura e Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações. É professor auxiliar na Universidade de Aveiro (Licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação, Mestrado em Comunicação Multimédia e Programa doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas digitais).

É membro da unidade de investigação CETAC. MEDIA e coordenador do grupo de investigação em Social ITV, onde desenvolve a sua investigação em torno da televisão interativa, nomeadamente no desenho, desenvolvimento e avaliação de aplicações multi-plataforma, com componente social, orientadas para diversos públicos.

Os barcos são a sua paixão e, como tal, a utilidade e integração de mecanismos de presença, de comunicação e partilha de conteúdos, em contextos náuticos, estão igualmente na sua lista de interesses de investigação. E-mail: jfa@ua.pt

Lídia Silva
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Lídia Oliveira licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra (1990), obteve o mestrado em Tecnologia Educativa pela Universidade de Aveiro em parceria com a Universidade de Valenciennes (França) e Mons (Bélgica) e é doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro.

Possui um pós-doutoramento (2009-2010) no centro das ciências sociais (CES) – laboratório associado da Universidade de Coimbra e em 2010, fez Provas de Agregação na Universidade de Aveiro, na área cientifica de Ciências e Tecnologias da Comunicação.

Desde 1995 tem sido professora no departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e membro do comité científico CETAC.MEDIA.

Estuda as implicações que as tecnologias da informação e comunicação e a estrutura reticultar da sociedade têm nas rotinas cognitivas e sociais dos indivíduos, grupos e organizações. Os seus interesses de investigação incluem as ciências e tecnologias da comunicação, as TIC e a educação, Multimédia, Análise de redes sociais, cibercultura, livrarias digitais e a comunicação na comunidade científica (estudo teórico e empírico). As suas publicações encontram-se em diversos journals nacionais e internacionais, livros e atas de conferências. E-mail: lidia@ua.pt

Liliana Sousa
UA

Liliana Sousa é psicóloga e professora auxiliar com agregação do departamento de Ciências de Saúde da Universidade de Aveiro. Doutorou-se em Ciências da Educação e é membro da Unidade de Investigação e Formação de Adultos e Idosos (UNIFAI). Liliana foi directora do Mestrado em Gerontologia entre 2003 e 2010.

É atualmente membro da comissão científica do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria e membro do conselho da escola doutoral da UA. Algumas das suas publicações encontram-se em journals como Gerontology & Geriatrics Education e Activities, Adaptation & Aging. E-mail: lilianax@ua.pt

Fernanda Martins
FLUP/CETAC.MEDIA

Fernanda Martins foi professora de Psicologia no âmbito da Formação de Professores e responsável por essa área científica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Possui mestrado e doutoramento em Psicologia. Desde 2005 leciona Metodologia de Investigação a alunos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento e Psicologia Cognitiva a alunos de Mestrado na mesma Faculdade.

Tem participado em projetos de investigação e tem publicado e apresentado os resultados da sua investigação em encontros científicos nacionais e internacionais.

Desde 2007 é membro do CETAC-MEDIA e integra equipas de investigação nas seguintes áreas: (1) literacia da informação (2) cenografia dos telejornais portugueses (3) inclusão e a integração digitais e (4) utilização das TIC pelo cidadão sénior. É membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, da American Psychological Association e da American Psychological Society. As principais áreas de interesse em investigação são a Psicologia Cognitiva, particularmente as emoções e sua interação com a cognição. E-mail: martinsf@clix.pt

Maria Antunes
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Maria Antunes é professora auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Doutorou-se em Ciências e Tecnologias da Comunicação e é licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Maria é membro do comité científico CETAC.MEDIA e de vários projetos de investigação financiados por entidades nacionais.

Os seus interesses de investigação incluem presença organizacional e institucional na Web 2.0, eHealth, cultura participativa e estratégias trans(cross)media para a produção de programas de Webrádio, apresentação do eu e cultura de participação online.
E-mail: mariajoao@ua.pt

Óscar Mealha
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Óscar Mealha é professor associado com agregação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e membro do CETAC.MEDIA. Doutorou-se em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Aveiro em 1995, e tem cerca de 20 anos de investigação na área de Interacção Humano-Computador, usabilidade e visualização de informação, e destes, cerca de 16 anos a trabalhar para a área das "Ciências e Tecnologias da Informação e Comunicação".
E-mail: oem@ua.pt

Pedro Amado
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Pedro Amado, Tipófilo e Digital Tinkerer. Lecciona Design e Multimédia Digital desde 2007 como Assistente Convidado no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Membro da unidade de investigação CETAC.MEDIA, está a desenvolver a tese de doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais sobre Participação e Interação em Comunidades Online, no âmbito do desenvolvimento de Type Design. É mestre em Arte Multimédia (2007) e licenciado em Design de Comunicação / Artes Gráficas (2002) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Exerceu funções como Técnico Superior de Design e de Designer Gráfico, tendo integrado o Departamento Comercial e de Comunicação da Fundação de Serralves.

Membro e delegado atual da Association Typographique Internationale (ATypI) por Portugal. Jovem Criador na categoria de Arte Digital (2008), tem como objetivo pessoal eliminar a separação existente entre o uso das tecnologias digitais e os processos criativos. E-mail: pamado@ua.pt

Sónia Ferreira
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Sónia Ferreira é doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais e mestre em Comunicação Multimédia pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal.

É investigadora no Projeto SEDUCE – PTDC/CCI-COM/111711/2009 e bolseira de investigação SFRH/ BD/ 70092/ 2010 – COMPETE, FEDER, FCT de Lisboa, Portugal. Participou no Projeto Older Adults’ Information Needs, Behaviors and Resources, coordenado pela Professora Bo Xie, na Universidade de Maryland, EUA, de Fevereiro a Abril de 2012

Reconhecida com uma Menção Honrosa no Research Day da UA, pelo poster “Use of ICTs and the self-concept, mood and quality of life of older adults”.

É Assistente Convidada na Escola Superior de Educação (ESE), Instituto Politécnico de Viseu, desde Setembro de 2010. Membro do Núcleo de Televisão e co-organizadora do Concurso de Vídeo anual da ESE. E-mail: soniaaf07@gmail.com

Miguel Marques
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Miguel Marques é licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. É bolseiro de investigação na unidade de investigação CETAC.MEDIA.

Enquanto desenvolvedor de plataformas digitais, interessa-se por projetos focados no utilizador e na utilização de novos dispositivos de interação Humano-Computador. E-mail:migueljrmarques@gmail.com

Liliana Costa
DeCA-UA/CETAC.MEDIA

Liliana Costa é aluna de doutoramento em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais na Universidade do Porto e Universidade de Aveiro. É, também, bolseira de investigação no centro CETAC.MEDIA. A sua tese de mestrado examina o potencial dos videojogos em rede para o cidadão sénior, pelo que tem publicado nas áreas dos videojogos e comunicação mediada por computador.

Os seus interesses de investigação são: design universal, videojogos, comunidades virtuais, interação homem - computador, interfaces naturais, eHealth, aplicações mobile e inclusão digital. E-mail: lilianavale@ua.pt