Investigação sobre videojogos para o cidadão sénior é apresentada na 5ª conferência anual Videojogos 2012
Data de publicação: 20 de Dezembro de 2012De 13 a 15 de Dezembro, realizou-se na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, a 5ª conferência anual em Ciência e Arte dos Videojogos, Videojogos 2012. Reflexão sobre os videojogos em rede para o cidadão sénior e jogos para pessoas diagnosticadas com Alzheimer foram alguns dos temas apresentados na conferência.
De 13 a 15 de Dezembro de 2012, decorreu a 5ª conferência anual em Ciência e Arte dos Videojogos, Videojogos 2012, onde se fez uma retrospectiva sobre a indústria dos videojogos e de entretenimento.
Esta conferência organizada pela linha investigação “Media, Technology, Contexts” do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e pela Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV) teve lugar em Lisboa, nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro.
Os temas abordados durante a conferência abrangeram as áreas: (a) Consumo, Usabilidade e Cultura, (b) Estudos de Jogos e Arte, Estética e Design de Jogos Digitais, (c) Jogos Digitais, Educação e Aprendizagem, (d) Narrativa, História e Personagens, (e) Economia e Indústria e (f) Computação. Entre as apresentações dos diferentes artigos submetidos à conferência, estiveram:
- MindGym: Jogos para Doentes com Alzheimer? apresentado por Ana Veloso na sessão 4. A Experiência dos Jogos Digitais, moderado por Catarina Duff Burnay, docente da Universidade Católica Portuguesa. (ver artigo)
- Reflexão sobre os Videojogos em Rede para o Cidadão Sénior apresentado por Liliana Costa na sessão 5. Mudança Social e Jogos Digitais, moderado por Cátia Ferreira, docente da Universidade Católica Portuguesa. (ver artigo)
A conferência contou ainda com a presença dos convidados Aphra Kerr, Gordon Calleja, Jonas Linderoth e Leonel Morgado. A próxima edição está marcada para dias 26 e 27 de Setembro, na Universidade de Coimbra.
< Voltar