A investigação “Videojogos em rede para o cidadão sénior” é teletransportada até à conferência internacional GREATLX

Data de publicação: 19 de Setembro de 2013

No dia 16 de Setembro de 2013, a doutoranda Liliana Costa discute os novos desafios que aguardam os designers de videojogos face à emergência de um novo perfil de jogador com idade igual ou superior a 50 e mostra o potencial que os videojogos em rede têm na promoção da inclusão digital e minimização das barreiras sociais, na conferência internacional GREATLX, realizada em Lisboa.

De 15 a 16 de Setembro de 2013, decorreu a primeira edição da “Great LX – Great Lisbon Conference on Games and TEL (Technology enhanced learning)” no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa)

Nesta conferência predominou a reflexão sobre os desafios da Europa 2020, o futuro da educação, dos jogos baseados na aprendizagem e a formação ao longo da vida.

A GreatLX reúne profissionais (investigadores, formadores e representantes do tecido empresarial) que discutem o papel das redes e do trabalho que se estabelece em equipa para fazer face aos desafios da E&T 2020, o conceito e exemplos de Serious Games, as características que um designer deverá considerar, a reformulação das tecnologias educacionais em contexto de aprendizagem e a importância das redes no desenvolvimento de projetos europeus.

Liliana Costa do projeto SEDUCE esteve presente e discutiu sobre os desafios que aguardam os designers de videojogos face à emergência de um novo perfil de jogador com idade igual ou superior a 50 e o potencial que os videojogos em rede têm na promoção da inclusão digital e minimização das barreiras sociais. - Networked video games for older adults apresentado por Liliana Costa na sessão de Posters da conferência GREATLX (ver poster).

A conferência contou ainda com a presença dos convidados Maja e Paul Pivec, Jane Hart, Panagiotis Petridis, Ana Dias, Cláudio Dondi, Paulo Simões, Audri Frith, Patrick Belpaire e António Teixeira.

< Voltar