Cláudia Ortet defende o seu projeto de tese no Research Summit 2021

No dia 9 de julho, pelas 14h30, Cláudia Ortet prestou provas do primeiro ano do programa doutoral (Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) no Research Summit 2021 “Arte, Ciência e Inovação em Tempos de Crise”. A defesa do seu projeto de tese “Avaliação do Impacto de Estratégias de Gamificação nos Serviços de Informação e Comunicação do Cicloturismo para o Cidadão Sénior” contou com arguição de um júri internacional, tendo sido avaliado como excelente.

Cláudia Ortet, no dia 9 de julho pelas 14h30, defendeu o seu projeto de tese “Avaliação do Impacto de Estratégias de Gamificação nos Serviços de Informação e Comunicação do Cicloturismo para o Cidadão Sénior”, com a orientação científica das professoras Ana Veloso e Liliana Costa. O Research Summit 2021 foi palco da sua apresentação e contou com a presidência do professor Óscar Mealha e arguição do Doutor Sanaul Haque.

O objetivo da sua investigação exploratória de métodos mistos, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável e a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável, é conceptualizar, testar e implementar um conjunto de serviços de informação e comunicação gamificados para a promoção do envelhecimento ativo e saudável, através do cicloturismo.

Participantes com 55 anos ou mais serão recrutados, seguindo um processo não aleatório, e divididos em grupo experimental e grupo de comparação. Pretende-se avaliar o impacto das estratégias de gamificação no cicloturismo sénior e reconhecer se existem diferenças entre os grupos nas mudanças de sociabilidade e comportamentos no envelhecimento ativo e saudável e na sua percepção de qualidade e satisfação no turismo.