No dia 24 de Fevereiro, pelas 14:30h, Francisco Regalado prestou as provas de Mestrado em Comunicação Multimédia da sua Dissertação “Gamifying News for the miOne Online Community”. Na sua defesa foi possível verificar uma estratégia de gamificação implementada no contexto da comunidade miOne e um conjunto de estratégias que podem ser recomendadas à utilização em contextos de notícias em comunidades online.

No dia 24 de Fevereiro, pelas 14:30, Francisco Regalado, prestou as suas provas de Mestrado em Comunicação Multimédia na plataforma Zoom. A sua dissertação intitulada “Gamification for all em ambiente multi-tentant: O caso das plataformas Campus by fundação Altice e miOne” teve a equipa de orientação pelas professoras Ana Veloso e Liliana Costa e arguência do Prof. Michael Loizou, Universidade de Coventry.
A sua Investigação de Desenvolvimento reporta, numa primeira fase, as motivações e contexto de uso das plataformas digitais pelos alunos das Universidade Seniores, sustentando a conceção e desenvolvimento de uma estratégia de gamificação no contexto de uma comunidade online designada miOne. Para isso, foi efetuado um inquérito por questionário aplicado a 248 pessoas com idade igual ou superior a 50 anos de 16 países diferentes. Numa segunda fase, desenvolveu-se um artefacto digital que aplica a gamificação nas notícias da comunidade online miOne, validando-o junto de 6 agentes de notícias nacionais, de modo a compreender os desafios do setor jornalístico e a respetiva aceção no mercado. Por fim, a solução foi testada junto de 11 alunos de Universidades Seniores.
Os resultados sugerem que as mecânicas e elementos de gamificação desenvolvidos podem promover o engagement dos alunos das Universidades Seniores relativamente às notícias online, podendo estes orientar a integração de uma estratégia de gamificação no referido contexto. Assim, estes elementos, que se interligam entre si, são: (i) uma tabela de liderança com as notícias com maior número de interações em cada semana; (ii) níveis com diferentes missões e recompensas (externas ou internas à plataforma); e (iii) um sistema de prémios atribuído pela comunidade como reconhecimento e validação de conteúdo gerado pelos próprios utilizadores relativamente às notícias.