Fim de Setembro é marcado pela apresentação do progresso das dissertações SEDUCE 2.0

No dia 30 de Setembro Francisco Regalado, Henrique Silva e Sónia Machado apresentaram o enquadramento teórico e plano de investigação das suas dissertações, a serem realizadas no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia e do projeto SEDUCE 2.0. 

Francisco Regalado apresentou o progresso da sua dissertação intitulada Gamifying News for the miOne Online Community. O objetivo da referida dissertação prende-se com a compreensão do potencial de estratégias de gamificação para a promoção do engagement no consumo de notícias, categorizado nas suas várias vertentes do percurso do leitor – leitura, partilha, reação, discussão e relacionamento com as notícias. Para tal, para além da revisão da literatura e trabalhos relacionados para a concessão do protótipo, foi já implementado um questionário que contou com 248 respostas de vários cidadãos seniores. Posteriormente, o protótipo foi validado por representantes dos principais jornais nacionais e, assim que implementado, serão conduzidas sessões com alunos das Universidades Seniores parceiras do projeto SEDUCE 2.0 para validação pelo público-alvo. Espera-se, assim, obter, em primeiro lugar, uma estratégia de gamificação implementada no contexto da comunidade miOne e, em segundo lugar, um conjunto de estratégias que podem ser recomendadas à utilização em contextos de notícias em comunidades online.

De seguida, Sónia Machado apresentou o progresso da sua dissertação intitulada Co-designing a User Experience Toolkit for Senior Online Communities: A Proposal for the miOne Online Community. O principal objetivo da sua dissertação é perceber de que forma o co-design pode influenciar a experiência do utilizador sénior com comunidades online e propor um conjunto de boas práticas ou guidelines para o desenvolvimento de comunidades online senior. Para o efeito uma revisão da literatura e uma revisão sistemática da literatura sobre as técnicas de co-design aplicadas com o público sénior, nos últimos seis anos, foi conduzida. Posteriormente um toolkit de atividades de co-design para interação com a comunidade online miOne e avaliação da experiência do utilizador, foi desenvolvido e aplicado com alunos de Universidades Seniores. Para além disso, foi realizada uma sessão de eye-tracking com cinco participantes, de modo a testar a navegação da comunidade miOne, e um focus group com quatro participantes. No futuro, de modo a medir a eficácia e melhorar o toolkit aplicado, um questionário será divulgado para todos os participantes das sessões de co-design.

Por fim, o aluno Henrique Silva apresentou o progresso da sua dissertação intitulada “Gamification for all em ambiente multi-tentant: O caso das plataformas Campus by fundação Altice e miOne”. O Campus é uma tecnologia multi-tenant que suporta várias plataformas, caracterizadas por possibilitarem a criação e dinamização de comunidades online, entre as quais se encontra o Campus by fundação Altice e a plataforma miOne. O presente estudo visa contribuir com uma estratégia de gamificação para estas plataformas, com o objetivo de motivar a participação e o envolvimento dos utilizadores no uso de comunidades online. O método de investigação de desenvolvimento irá ser aplicado a uma amostra por conveniência de alunos e professores da Universidade de Aveiro e Universidades Seniores, seguindo os diferentes passos:  análise e avaliação da situação, conceção e realização de modelo e implementação e avaliação.