O turismo e a comunidade miOne na Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis

No dia 9 de Março, decorreu na Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis a terceira sessão de um conjunto de 7 sessões de avaliação da comunidade miOne. Esta sessão teve por objetivo dinamizar o grupo de Viagens da comunidade miOne.

No dia 9 de Março de 2020, decorreu a terceira sessão de um conjunto de 7 sessões de avaliação da comunidade miOne na Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré. Esta sessão iniciou por volta das 16h00 e teve por objetivo dinamizar o grupo de Viagens da comunidade miOne.

Fig. 1 – Partilha de notícias sobre locais e viagens

Os alunos da Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis iniciaram as atividades na comunidade miOne por volta das 16h00. Os participantes foram divididos em dois grupos: Grupo 1 – O Turista Sortudo e o Grupo 2 – O Turista Azarento. O Grupo 1 tem por objetivo defender os serviços turísticos enquanto que o Grupo 2 reclama e critica diferentes serviços, férias, tempo de check-in, entre outros na comunidade online miOne.

Fig. 2 – Interação com a comunidade miOne
Fig. 3 – Interação com a comunidade miOne
Fig. 4 – Interação com a comunidade miOne

No final da sessão os participantes foram ainda desafiados a partilhar na comunidade miOne fotografias de objetos, notícias, vídeos entre outros elementos que permitam identificar um ‘amigo secreto’, sem nunca revelar o seu nome. 

Estas sessões surgem no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia enquadrado no projeto SEDUCE 2.0 de Sónia Machado. O seu trabalho de investigação foca-se no desenvolvimento de um Kit de UX para Comunidades orientadas para o público sénior. A dinamização das atividades contou ainda com a participação de Francisco Regalado, Henrique Silva e Liliana Costa.