Sessões de avaliação da comunidade miOne arrancam a todo o vapor na Gafanha da Nazaré

No dia 4 de Fevereiro, decorreu na Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré a primeira sessão de um conjunto de 7 sessões de avaliação da comunidade miOne. A primeira sessão teve início às 15h30 e terminou por volta das 17h00.

No dia 4 de Fevereiro de 2020, decorreu a primeira sessão de um conjunto de 7 sessões de avaliação da comunidade miOne na Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré. Esta sessão iniciou por volta das 15h30 e abrangeu as seguintes atividades: (a) Preenchimento dos questionários sobre a qualidade de vida (WHOQOL-BREF) e consentimento informado de cada um dos grupos; e (b) jogo ‘Mais Palavras.’

 

Fig. 1 – Sessão de avaliação da comunidade online miOne.

No jogo ‘Mais Palavras’, os participantes foram divididos em dois grupos e os representantes de cada grupo selecionaram aleatoriamente uma das cartas do baralho. Cada participante sugeriu um conjunto de palavras relacionadas com o termo selecionado (ex.: Debate, Influência, Opinião, Internet, Publicação, Pessoal) e quando questionados sobre o que gostariam de ter numa comunidade online, algumas das respostas foram: um website sobre vida saudável, passeios de turismo, artesanato e informação sobre cura de doenças.

No final da sessão, recolheram-se os questionários e agendaram-se as próximas sessões.

Estas sessões surgem no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia enquadrado no projeto SEDUCE 2.0 de Sónia Machado. O seu trabalho de investigação foca-se no desenvolvimento de um Kit de UX para Comunidades orientadas para o público sénior. A dinamização das atividades contou ainda com a participação de Francisco Regalado, Henrique Silva e Liliana Costa.