Participantes falam sobre dificuldades de interação com os interfaces através do jogo da glória

Data de publicação: 2 de Abril de 2012

No dia 14 de Março, concretizou-se em Vilar uma sessão de debate e avaliação de mecanismos de interação com a representação de diferentes serviços como o email e instant messaging através do jogo da glória e integração de algumas técnicas de participação ativa na elaboração de interfaces multimédia como o card sorting.

No dia 14 de Março, jogou-se na Instituição de Solidariedade Social de Vilar, o jogo da glória que integra algumas técnicas de participação ativa na elaboração de interfaces multimédia, concebido pela equipa de investigação do projecto SEDUCE.

Este jogo apresenta 39 casas, um dado bem como várias instruções que determinam o avançar do jogo, a concretização de tarefas e a obtenção de pontos.

O grupo de participantes optou pela divisão de equipas tendo em conta o factor género (feminino versus masculino) e cada equipa elegeu um representante responsável por ditar a resposta final ao exercício. O objectivo desta atividade foi a reflexão sobre o interface concebido na prototipagem da comunidade social online, tendo em conta os seguintes atividades: (a) adicionar contacto; (b) compreender a metáfora do envelope aberto/fechado para mensagens lidas ou por ler; (c) atribuir legenda a diferentes elementos do interface; (d) contactar com o primeiro esboço do interface de instant messaging; (e) enviar mensagens e anexos à mensagem.

Este exercício incorporou a técnica de card sorting que visa a validação da terminologia utilizada no interface. Os investigadores do projeto que estiveram em campo descrevem o processo.

“Vários cartões foram distribuídos numa mesa e foi solicitado aos participantes que associassem os cartões às imagens de envelope aberto e envelope fechado. Esta técnica foi combinada com o protocolo Think Aloud em que o grupo discutiu as diferentes possibilidades, auto-corrigindo-se [...] A simulação do envio de mensagens instantâneas ou por email com recurso à prototipagem em papel permitiu detetar alguns problemas nos elementos de interface nomeadamente a nível do posicionamento e da atribuição de metáforas.”- descreve o investigador.

No final, a equipa sublinha ainda que a apresentação destes testes de interface sob o formato de jogo estimulou a participação e comunicação entre os participantes.

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